Neste artigo irei partilhar contigo como fazer kombucha em casa e torná-la numa bebida refrescante e deliciosa.
Conteúdo do artigo
Nota Introdutória
Se estás no início, é provável que estejas com dificuldades em perceber por onde começar e quais os passos a seguir. Sei exatamente como te sentes, eu própria passei por esta situação. No dia que recebi a minha primeira kombucha não tinha a certeza das instruções e desconhecia os cuidados a ter durante a fermentação.
Por isso trago para ti esta receita! Escrevi-a de forma detalhada para que compreendas passo a passo como fazer kombucha em casa.
Durante este processo de aprendizagem fui testando diversos rácios de açúcar vs chá e quantidades diferentes de chá inicial. No entanto, a receita que hoje partilho é a que uso em todas a minhas fermentações. Acredito ter a quantidade de suficiente de açúcar para a alimentar a cultura sem descurar o sabor nem a gaseificação.
Antes de avançar, aconselho a rever os conceitos aprendidos nos artigos anteriores onde dei resposta às questões:
- O que é kombucha?
- O que é SCOBY (cultura de kombucha)?
- Quais os benefícios da kombucha?
Guia ilustrado "Como fazer kombucha em casa"
Preparei para ti um guia ilustrado, 100% gratuito, que mostra como fazer kombucha em 3 passos. Recomendo avidamente a fazeres o download e aprenderes de modo simples e fácil como preparar kombucha em casa.
Equipamento & utensílios
Para preparar kombucha sugiro que cries o teu próprio Kombucha kit com os utensílios abaixo mencionados e que os uses exclusivamente para o preparo de kombucha.
- Jarra de vidro de bocal largo
- Colher inoxidável
- Coador inoxidável
- Pano para cobrir a jarra e um elástico.
Nota de higiene
Antes do contacto com a kombucha é fundamental garantir que as mãos, o espaço de trabalho e os utensílios são limpos e esterilizados.
Primeira vs Segunda Fermentação
Como já te apercebeste, existe primeira e segunda fermentação:
- A primeira fermentação ocorre quando a cultura de Kombucha e o chá inicial são adicionados ao chá adocicado por cerca de 12 a 14 dias. Estamos perante uma fermentação acética conduzida pelas bactérias acéticas presentes na colónia.
- Na segunda fermentação o principal objetivo é adicionar sabores e criar aquela gaseificação natural, tão ambicionada pelos produtores caseiros. Tem um tempo de fermentação de 2 a 10 dias e prepara-se sem a cultura mãe. De salientar que este segundo passo é opcional.
Quantidade
As seguintes instruções são para 3L de Kombucha. Porquê?
Tendo em conta que a primeira fermentação tem a duração aproximada de 12 dias e a segunda 2, para fazer kombucha são precisos 14 dias. Logo, se beberes 200ml por dia, necessitas de preparar cerca de 3L desta bebida.
Ingredientes
1. Colónia simbiótica de bactérias e leveduras
Atualmente sabemos que kombucha é uma bebida probiótica fermentada feita com chá da planta Camellia Sinensis – verde, preto ou branco; açúcar, colónia de bactérias e leveduras e chá inicial. Designamos esta colónia por SCOBY do Inglês Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast, também conhecida por cultura de kombucha ou kombucha mãe.
2. Chá inicial
O chá inicial nada mais é do que kombucha fermentada anteriormente, por vezes referido por starter ou chá de arranque. Este deve fornecido juntamente com a SCOBY e em quantidade suficiente para a primeira fermentação.
3. Tipo de chá
Outro dos ingredientes na preparação da kombucha é o chá, mas o “verdadeiro”, ou seja, aquele que vem exclusivamente com a planta Camellia Sinensis. Os mais conhecidos são:
- Chá verde
- Chá preto
- Chá branco
A única diferença está na época de colheita e processamento. Recomendo utilizares 100% chá verde/preto/branco ou uma mistura destes.
4. Açúcar
O tipo de açúcar mais usado, e aquele que sugiro, é o açúcar branco. O açúcar serve de alimento para as bactérias e leveduras por isso, no final da fermentação haverá apenas valores residuais de açúcar, embora seja difícil precisar as quantidades exatas.
O importante a reter é que sem açúcar não há fermentação, sem fermentação, não há os benefícios desta deliciosa bebida.
5. Água
Aconselho o uso da água engarrafada pois o cloro da água da torneira pode matar as bactérias da colónia. Ou seja, deve-se usar água filtrada, sem cloro e sem componentes químicos.
Dicas úteis
- Coloca um pouco de água fria na jarra antes de verter o chá quente previne o recipiente de partir
- Usa vidro transparente assim poderás acompanhar o processo de fermentação
Durante a fermentação
Durante a fermentação, tem em atenção aos seguintes aspetos:
- Cheiro: passado uns dias serás capaz de detectar um cheiro único a vinagre adocicado
- Cor: o chá tornar-se-á mais claro no decorrer do processo
- Leveduras: fios de leveduras começarão a balançar na jarra como algas e, em breve, uma fina camada tipo membrana crescerá com a forma do recipiente. É a SCOBY filha.
Receita de Kombucha (F1)
Adrianna LPIngredientes
- 1 SCOBY cultura de kombucha
- 200 mL Chá inicial kombucha fermentada anteriormente
- 12 g Chá da planta Camellia Sinensis verde,preto ou branco
- 2.8 L Água engarrafada
- 150 g Açúcar
Instruções
Passo 1 - Preparar o chá
- Num tacho, coloca 0.8l de água a ferver
- Desliga o fogão quando pequenas bolhascomeçarem a formar-se no fundo
- Coloca o chá na água quente
- Deixa infundir por 3-5 minutos
Acrescentar açúcar & água
- Com a ajuda do coador, adiciona gentilmente o chá morno na jarra
- Acrescenta o açúcar
- Mexe continuamente até o açúcar se dissolver
- Adiciona os restantes 2l de água
Passo 3 - Adicionar a SCOBY e o chá inicial
- Delicadamente, coloca a SCOBY e o chá inicial ao preparado anterior
- Tapa a jarra com o pano segurando com o elástico
- Coloca a jarra num local longe da exposição solar e à temperatura ambiente por um período de 10-21 dias, de acordo com o teu gosto